quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Montevidéu



Uma cidade onde o velho não é descartado, é preservado e utilizado; onde o antigo continua atual. Essa é a charmosa Montevidéu.



Antigo Chevrolet estacionado na Plaza Zabala.



Acho bem engraçado um sol com olhos e boca estar na bandeira de um país. Está mais para infantil ou esotérico?


Uma pergunta nos fizemos várias vezes ao andar pela cidade é: "aqui não tem pichadores, vândalos?" É realmente impressionante como o patrimônio público é respeitado. As estátuas (riquíssimas em detalhes) estão todas em perfeito estado; são verdadeiras obras de arte espalhadas a céu aberto.


Monumento no centro da Plaza Zabala.



Anjinhos na Plaza Matriz.


Meses antes da viagem, em nossas pesquisas pela internet, encontramos outro blogueiro que havia feito quase o mesmo roteiro que faríamos. Foi dele a indicação do nosso hotel e do lugar para o desayuno (café da manhã), a La Passiva, uma rede que parece tão forte no Uruguai quanto o Habib's é por aqui.

Estávamos em uma região turística, em Ciudad Vieja. E onde tem turista, você sabe, tudo é caro. Mas no tradicional La Passiva é possível comer bem pagando um preço justo. Lembro do café e fico com água na boca; um capuccino caprichado, medialunas (uma espécie de croissant doce) deliciosas (como não há no Brasil) e suco de laranja sai por 6 reais. Só não se assuste com os garçons; eles devem estar lá desde o descobrimento da América, e não são lá muito simpáticos (mas são muito eficientes).


La Passiva: que saudade das medialunas de lá!



Ciudad Vieja

A Cidade Velha é onde nasceu Montevidéu. É uma pontinha de terra cercada em três lados pelo Rio da Prata. A única saída por terra era fechada por uma muralha.


Vista do terraço do hotel. Ao fundo, o Rio da Prata.


A localização do nosso hotel era excelente. Andando algumas quadras, podíamos visitar os principais pontos turísticos da cidade velha, como a Peatonal Sarandí, o Teatro Solis, a Catedral (construída em 1790) e muitos outros belos edifícios históricos.


Entrada do nosso hotel.



Teatro Solis.



Teatro Solis.



Topo da fachada frontal da Catedral.



Interior da Catedral. Ao vivo, é de tirar o fôlego.



Detalhes da fachada do Banco da República do Uruguai.


A Puerta de la Ciudadela, de 1741, é o último vestígio da antiga fortaleza; era a entrada da cidade. Na foto mais abaixo, ao fundo, você pode ver o Palácio Salvo, imenso e belíssimo. Em 1928, quando foi inaugurado, esse arranha-céu era o maior da América Latina. Só não consigo entender como permitiram colocar uma antena no topo da torre...

Passando pela Puerta de la Ciudadela, chegamos à Plaza Independencia, a principal praça da cidade. Ela fica exatamente entre a Cidade Velha e a Avenida 18 de Julho (essa é a data da indenpendência do Uruguai). No centro dela está o mausoléu do cultuado general Artigas, o herói da independência uruguaia.


Puerta de la Ciudadela. No centro, o mausoléu do general Artigas. Ao fundo, o Palácio Salvo.


Outro ponto obrigatório para qualquer turista é o Mercado do Porto, lugar cheio de restaurantes (caros, é claro). Acabamos indo ao supermercado e montando nosso próprio sanduíche de jamón com queijo e tomando "Paso de los Toros" sabor pomelo, uma fruta que, pelo o que entendi, é a irmã mais ácida da laranja (no Uruguai existe também a Fanta sabor pomelo). E, pra falar a verdade, não tínhamos muito interesse em conhecer o mais típico dos pratos uruguaios, a parrilla, uma espécide de churrascada com todos os tipos de carnes que você possa imaginar.


Interior do Mercado do Porto.



Área externa do Mercado do Porto.


Continuamos nossa caminhada nos arredores do Mercado do Porto; nosso objetivo era encontrar um bom local para fotografar o pôr-do-sol (estava doido pra ver o sol se pôr no mar, coisa que é difícil aqui no Brasil). Nossa busca foi interrompinda por um policial, que educadamente nos avisou que ali não era o melhor lugar para um gringo com uma câmera pendurada no pescoço passear.


Arredores do Mercado do Porto.



Arredores do Mercado do Porto.



Arredores do Mercado do Porto.

Já voltamos de viagem, mas aqui no blog ela só começou. Continue acompanhando!

Mais fotos no meu flickr.

7 comentários:

  1. Aaaaai, Raphael! Fico aqui babando nas fotos que você tira.... que delícia deve ter sido essa viagem! Beijos nos 3.... ;)

    ResponderExcluir
  2. Estive lá em maio do ano passado... Só não fui nessa catedral... no fim eu acabava tirando só fotos dos carros... e é lógico que as suas fotos estão muito boas!

    ResponderExcluir
  3. Querido,
    Fico aqui pensando na sua dupla viagem....
    Parabéns pelo post..
    S.e.N.s.A.c.I.o.N.a.L...

    bjs pro casal!

    ResponderExcluir
  4. Fazer a viagem grávida (ou melhor embaraçada, como diziam por lá) é um pouco cansativo. Diz o Rapha que 2/3 da viagem foram gastos procurando lugar pra eu fazer xixi, banco de praça pra eu descansar e lugar pra eu comer. Digo eu que, o 1/3 restante foi esperando ele tirar foto kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, fotos incríveis, bem que o lugar ajudou muito né!? rs.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa extraordinária... fazer xixi em Montevideo huahuahuahua
    Lindas as fotos, deveria ter foto de algum banheiro!

    ResponderExcluir
  7. Lindo passeio. Obrigada por compartilhar. O sol deve ser esotérico sim. Coisas da massonaria que promovia todas as independências na época.
    Eu deveria ter nascido lá, assim comemoraria meu aniversário em rede nacional, teria avenida com a data do meu nascimento...
    Abraços ao casal.

    ResponderExcluir